Principais diferenças entre Instagram, Facebook, Tiktok

24 de outubro de 2022
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Hoje, todo negócio que deseja se expandir deve contar com as redes sociais para impulsionar seu relacionamento com os clientes. Assim, é possível aumentar a sua receita e ser bem visto dentro do seu nicho de atuação. Para isso, é importante que você conheça as principais diferenças entre Instagram, Facebook e TikTok para saber em quais delas atuar.

Embora em muitos casos seja interessante estar presente em diversas redes sociais, para algumas marcas pode ser mais vantajoso direcionar esforços para uma em específico. Afinal, tudo depende de quem é o seu público e quais intenções você tem com a sua atuação nas redes.

Continue a leitura e conheça as principais diferenças.

Instagram

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Resultados Digitais, o Instagram atualmente é a terceira rede social mais utilizada pelos brasileiros. Vale lembrar que o Instagram foi a primeira rede social exclusiva para uso mobile a se popularizar no mundo. Com isso, já podemos entender um pouco sobre como as estratégias de comunicação devem acontecer nessa rede.

Bem diferente de quando foi lançado, hoje o principal foco do Instagram não é mais compartilhar imagens de melhores momentos instantaneamente. Entretanto, o foco do Instagram ainda é muito visual, o que faz com que as imagens sejam bastante valorizadas na rede.

Nos últimos dois anos, pudemos ver mudanças expressivas nessa rede social. Se antes o único modelo de postagem possível era o de imagem acompanhada de legenda, hoje as postagens em vídeos curtos e os carrosséis com até 10 imagens são os formatos mais interessantes para vender.

Isso porque quando pensamos em vídeos e postagens com mais de uma foto, o usuário é convidado a realmente prestar atenção no que você está comunicando. Os vídeos rápidos comunicam uma ideia instantânea e devem prender o usuário especialmente nos primeiros 15 segundos. Já os carrosséis são ideais para conteúdos longos, explicativos ou para mostrar diferentes possibilidades e usos de um mesmo produto.

Instagram stories: um sucesso à parte

Muito além de postagens no feed, desde quando os stories foram lançados há anos atrás, eles trazem boas oportunidades de interação com o público. As novidades não param de surgir e através de enquetes, caixas de perguntas e reações, é possível que as marcas consigam construir um ótimo relacionamento e senso de comunidade com seus clientes.

Ainda pensando no quanto as imagens são importantes para essa plataforma, os stories trazem ótimas oportunidades para humanizar o negócio. O objetivo é mostrar o cotidiano, editando os melhores momentos e também perguntando a opinião de seus clientes. Enfim, é uma das melhores ferramentas da rede para aproximação e construção de um relacionamento próximo com os clientes.

O potencial do conteúdo longo nas lives

Outro recurso que devemos destacar são as lives. Por ser um tipo de conteúdo longo, é ideal para transformar leads em clientes, já que o espaço é maior para apresentar detalhes de produtos, fazer lançamentos, mostrar como funciona, além de educar o seu público para consumir um determinado produto.

Loja no Instagram

Outro recurso interessante é a loja no Instagram. Assim, quando um cliente gosta de um produto que aparece em uma imagem, é possível adicionar uma marcação e direcioná-lo diretamente para a compra.

Vale lembrar que a loja do Instagram não funciona diretamente na plataforma, ela serve para direcionar a compra para seu site próprio ou marketplace. Mas ainda assim é uma forma de facilitar a jornada de compra do cliente, que é redirecionado automaticamente.

Hoje o Instagram é uma das principais redes sociais especialmente para as marcas do varejo. Afinal, são muitas as possibilidades de mostrar o seu produto, criar uma narrativa sedutora para ele e estabelecer um relacionamento real de proximidade com os clientes.

Facebook

Por mais que muitas pessoas tenham deixado de usar o Facebook nos últimos anos, essa rede social já foi número um na lista das mais acessadas pelos brasileiros até 2020. Hoje, ela ocupa o quarto lugar no ranking.

Ainda hoje o Facebook é uma excelente rede social para as vendas, já que reúne dezenas de funcionalidades interessantes para as marcas. Recentemente, o Facebook também passou por uma reformulação, recebendo o nome de Meta.

Um dos principais diferenciais do Facebook para as empresas é a loja na plataforma, na qual é possível cadastrar seus produtos e vender dentro da própria plataforma, sem precisar ter um site próprio. Inclusive, para ter uma loja no Instagram é preciso antes cadastrar os produtos por meio do Facebook para empresas.

Grupos no Facebook

Outro grande diferencial do Facebook são os grupos. Com eles, as marcas podem fazer clubes de desconto, publicar conteúdos relacionados ao seu nicho de atuação, além de estreitar laços com os clientes. Afinal, participar de um grupo de uma marca é se sentir pertencente àquele universo.

TikTok

Por fim, temos o TikTok que é um fenômeno razoavelmente recente, em comparação ao Instagram e Facebook. Em 2022, o número de usuários da rede social subiu e hoje ela já ocupa o quinto lugar na lista das redes sociais mais acessadas no Brasil.

Muito mais do que uma rede social de “dancinhas”, hoje o TikTok é uma ferramenta bastante interessante para as marcas, seja para parcerias com influencers, mídia paga ou para estabelecer laços com os clientes.

Vídeos curtos e interessantes

Diferente do Instagram, o apelo do TikTok é para os conteúdos curtos. Recentemente a plataforma liberou o tempo máximo de 10 minutos para os vídeos, mas ainda assim os vídeos com menos de 1 minuto são os mais interessantes.

Isso porque o feed infinito e contínuo da rede promove o rolamento quase que automático pelos usuários. Assim, se o seu vídeo não chama a atenção de alguma forma, o usuário é convidado pela própria plataforma a seguir para o próximo.

Porém, o TikTok tem se mostrado uma excelente plataforma para entregar conteúdo personalizado, de acordo com o que os usuários querem ver! Isso porque, de acordo com os próprios criadores da rede, o TikTok foi feito para ser realmente viciante, já que o seu algoritmo atua com muita precisão entregando o conteúdo para as pessoas certas.

Na prática, isso é muito vantajoso para as marcas, pois muito além de alcance, o TikTok entrega seu conteúdo para as pessoas que vão gostar da sua marca e provavelmente fazer negócio com você!

Foco na comunicação mais leve e no público jovem

Um dos principais diferenciais do TikTok é que a rede é voltada para uma comunicação mais leve, que pode apostar no humor, em trends e uma comunicação que seja mais informal e assertiva. Se a sua marca te permite isso, o TikTok certamente é uma boa opção.

Outro ponto relevante é o público. Por mais que as pessoas mais velhas estejam sendo atraídas para a rede, o TikTok faz muito sucesso entre a geração Z. Portanto, se essa geração é o seu público, considere estar no TikTok.

Estar em diferentes redes sociais pode aumentar as suas chances de vendas. Mas sempre escolha aquelas mais adequadas para a sua marca e para atingir o público certo.

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