Pix: Tudo que você se precisa saber para a sua loja

Desde que o PIX foi liberado pelo Banco Central em 2020, esse sistema de pagamento instantâneo revolucionou a maneira como os brasileiros compram e vendem mercadorias. Mas você sabe tudo que é possível fazer com o PIX para a sua loja?
Neste artigo vamos falar o que é o PIX, vantagens para o seu negócio, diferentes tipos de chave e muito mais! Veja como você pode oferecer mais facilidade nos pagamentos para as vendas no seu e-commerce.
O que é o PIX?
Realizar pagamentos online de forma rápida e instantânea já era uma realidade com o cartão de crédito. Afinal, esse método oferece uma série de vantagens além da rapidez, como o parcelamento. Contudo, é preciso considerar que nem todos os clientes possuem cartão de crédito, outros não gostam de comprometer o limite e há ainda os que não se sentem seguros para usá-lo online.
Além disso, uma limitação do cartão de crédito era a impossibilidade de transferir valores entre contas correntes. Ou seja, para as lojas, a desvantagem era o período de espera para receber o valor, que em muitos casos era de cerca de 30 dias.
Portanto, a proposta do PIX é principalmente facilitar as transações financeiras, pois elas acontecem em tempo real e beneficiam tanto consumidores quanto lojistas. Por um lado, o cliente não paga taxas e ainda pode conseguir desconto no pagamento à vista. Por outro, o lojista recebe o pagamento na hora e não paga nenhuma taxa por isso.
Outra vantagem é o momento em que a compra é realizada. Diferente de outros tipos de pagamento, o PIX é aprovado fora do horário comercial, incluindo feriados e fins de semana.
Vantagens do PIX para a sua loja
Oferecer pagamento por PIX na sua loja significa ampliar o leque de possibilidades de pagamento para o seu cliente. O pagamento à vista movimenta o seu caixa em tempo real, trazendo também a possibilidade de oferecer desconto nessa modalidade. Assim, a compra se torna mais atrativa para o cliente. Confira mais vantagens:
- Segurança: as transações são seguras para quem efetua a compra e para quem recebe. A instituição bancária é responsável por proteger os dados das duas partes.
- Disponibilidade: disponível 24h por dia, nos 7 dias da semana, incluindo final de semana e feriados.
- Pagamentos entre contas distintas: o PIX é aberto para todas as instituições financeiras brasileiras. Ou seja, transações entre todas as contas podem ser realizadas.
- Integração de informações: para as lojas, é possível ver o nome do cliente que realizou o pagamento, facilitando a integração do pagamento com o pedido. Além disso, na função PIX por QR code a integração é ainda maior.
- Rapidez e praticidade: sem burocracia, o pagamento cai na hora.
- Sem taxas: não taxas para pessoas físicas e MEI. Para pessoas jurídicas a cobrança é facultativa e ainda sim bem mais acessível em comparação a TED e DOC.
- Versatilidade: a modalidade de pagamento pode ser feita entre pessoas físicas, pessoas jurídicas e instituições governamentais, ou seja, é versátil.
Entenda o que é chave PIX
O PIX funciona a partir das chaves PIX. Ou seja, é preciso cadastrar um “endereço” para que você consiga realizar e receber pagamentos dessa forma. Assim, a chave PIX funciona como uma identificação única para que seu cliente possa encontrar sua empresa e transferir instantaneamente o valor.
Essa é mais uma das vantagens do PIX. Afinal, em outros tipos de transferência entre contas, como TED e DOC, era preciso inserir uma série de dados. Em outras transações, é preciso informar número da conta, dígito e uma série de dados, como CPF/CNPJ e nome da instituição bancária. Com a chave PIX, essa burocracia é eliminada.
A chave PIX pode ser criada das seguintes formas:
- CPF ou CNPJ;
- Número de telefone;
- E-mail;
- Chave PIX aleatória: um código de 32 caracteres gerado pela instituição financeira e que tem utilização única para cada transação.
Além das chaves PIX, sua loja também pode receber e realizar pagamentos por meio do QR code, como iremos explicar a seguir.
PIX QR code
As transações feitas por QR code são bastante interessantes para as lojas. Por meio delas, é possível que o cliente aponte a câmera do celular para o código e automaticamente realize o pagamento. Para isso, há dois tipos de QR code: o estático e o dinâmico. Entenda as diferenças.
QR code estático
Esse tipo de QR code funciona como uma chave PIX, ou seja, pode ser usado por diversas pessoas, em transações com diferentes valores. É ideal para pontos de venda, já que permite personalizar o valor de acordo com o preço da compra.
Então, basta que o cliente aponte sua câmera e tenha acesso aos dados bancários da empresa, com toda segurança. Basta informar o valor e pagar por PIX. Ideal para pequenos negócios.
QR code dinâmico
Já o QR code dinâmico funciona como um boleto. Ou seja, ao realizar uma compra em um site, por exemplo, o cliente aponta a câmera do celular para o QR code e automaticamente o valor é preenchido.
É ideal para vendas no e-commerce, pois permite um método de pagamento mais formal, além de facilitar a integração com número do pedido e dados do cliente. Além, é claro, de facilitar ainda mais o pagamento para o cliente.
Toda loja pode ter PIX por QR code?
O PIX foi criado para agilizar pagamentos online. O PIX por QR code é a opção mais recomendada para levar ainda mais praticidade para os clientes. Com ele, é possível realizar pagamentos entre pessoas físicas e jurídicas ou entre pessoas jurídicas. Ou seja, sua loja também pode usar o PIX para fazer compras com fornecedores e prestadores de serviço.
Qualquer pessoa física ou jurídica pode realizar pagamentos por PIX via QR code. Mas preste atenção nas regras para as empresas receberem por este método.
A cobrança de pagamentos por PIX estático está disponível para pessoa física, MEI, EIRELI, EI e LTDA/S.A. Já para o PIX, a disponibilidade é apenas para pessoas jurídicas. Está disponível para EIRELI, EI e LTDA/S.A. As taxas são facultativas e variam de acordo com a instituição bancária, fique de olho!
Já pensou em integrar as vendas do seu e-commerce e fazer uma gestão otimizada 100% online? Com o Gestor Loja é possível! Integre pagamentos recebidos via PIX, emita notas fiscais, controle seu estoque e muito mais. Entre em contato conosco e teste gratuitamente.