Loja de Roupas: 7 dicas de como usar seu Instagram
Ter uma boa presença digital é importante para qualquer negócio. Para as lojas de roupas é ainda mais importante, afinal, é uma forma de apresentar o caimento das roupas no corpo, mostrar detalhes dos tecidos, entre outras formas de se aproximar da sua audiência. Hoje, vamos trazer 7 dicas de como uma loja de roupas pode usar o Instagram.
Como uma rede social que é focada em imagens e no sensorial, algumas estratégias fazem com que sua loja se destaque na plataforma. Vamos falar sobre a qualidade das imagens, temas interessantes para abordar e tudo que não pode faltar. Continue a leitura e descubra como uma loja de roupas pode usar o Instagram para se conectar com o público e aumentar suas vendas.
7 dicas de como uma loja de roupas pode usar o Instagram
Muito mais do que trazer atualizações, produtos e realizar vendas, o objetivo de uma loja de roupas no Instagram deve ser compartilhar conteúdos úteis e atrativos ao cliente. Ou seja, por mais que o objetivo seja vender, é preciso fazer isso de forma cativante, para encantar seus clientes.
Portanto, não transforme seu feed em catálogo. É preciso mostrar como as roupas da sua loja se destacam, quais os diferenciais e realmente despertar um desejo de compra no consumidor. Por mais que pareça desafiador, selecionamos dicas estratégicas para você conseguir fazer isso com sucesso. Boa leitura!
1. Aposte em imagens de qualidade
Por mais que o Instagram permita a criação de diferentes formatos de conteúdo, as imagens continuam sendo o principal. Sejam fotos ou vídeos, é importante que as imagens estejam com boa iluminação, que as roupas não estejam amassadas e que mostre realmente todo o esplendor do seu produto. Veja as dicas para boas imagens:
- Boa iluminação: prefira fotos com luz natural ou aposte em equipamentos de iluminação como a ring light. Lembre-se que a imagem deve valorizar o caimento da peça no geral, mostrando detalhes e também valorizando a beleza da modelo.
- Cenário adequado: em lojas presenciais que também vendem online, vale mostrar a loja física também. Faça um cantinho “instagramável”, que seja atrativo e com boa iluminação para imagens. Aposte na simplicidade, pois muita informação tira o foco do look. Busque incluir elementos que fazem sentido com a sua marca, com a cor do logo e detalhes que remetem à marca.
- Equipamento: você não precisa ter o melhor celular ou uma câmera profissional para fazer boas fotos para o Instagram. Mas teste diferentes enquadramentos, salve inspirações e sempre limpe a lente antes de fazer os cliques.
- Edição: apps de edição são bem-vindos para retoques simples na iluminação, temperatura e dar mais destaque ao look, mas não exagere.
2. Aposte em looks completos
Comprar roupas online já é um desafio para algumas pessoas, quando não há fotos no corpo, se torna ainda mais desafiador. Looks completos são bem mais atrativos do que peças em manequins ou dispostas de outras maneiras.
Aposte em looks que mostram o quanto aquela peça fica bonita para determinada ocasião, mostrando detalhes do caimento. Outro detalhe interessante é a escolha das modelos, afinal, hoje os clientes procuram modelos reais, que se aproximem com a sua realidade.
Portanto, conheça bem o seu público e escolha modelos que se conectem com essa realidade.
3. Conteúdo além das fotos
A produção de conteúdo relevante é outro fator capaz de aproximar marca e clientes. Para uma loja de roupas, é interessante trazer assuntos sobre moda, conectando com o nicho de atuação da marca. Dependendo do nicho, ainda vale trazer outras dicas, como dicas de entretenimento, estilo de vida e aproveitar as trends do momento para ter mais visibilidade.
4. Promoções
Uma promoção de sucesso é aquela em que a peça, mesmo com preço baixo, continua valorizada. Vale seguir as mesmas dicas apresentadas até aqui: fotos no corpo, boa iluminação, ângulos que valorizam o caimento, etc.
Uma boa estratégia para promoção é trabalhar a antecipação. Ou seja, alguns dias antes, fale perfil da marca que haverá uma liquidação, coloque a data e mostre alguns “spoilers” do que vem aí. A antecipação gera curiosidade e mesmo se o algoritmo não entregar seu conteúdo, alguns clientes vão se lembrar e dar uma olhadinha.
5. Tenha constância para ter engajamento
Faça um planejamento prévio com as postagens e temas que deseja abordar e a data. Se possível, poste todos os dias, mas se não conseguir, foque em dias alternados e mantenha a qualidade. Constância nas postagens é um dos fatores fundamentais para conquistar sua audiência.
A plataforma também prioriza a produção em formatos diversos, portanto, tenha um feed com carrossel de fotos, dicas, inspiração de look, reels engraçados ou com dicas rápidas e varie sempre.
Use os stories para mostrar bastidores da loja, feedback de clientes, além de fazer enquetes e perguntas para conhecer mais o seu público e assim direcionar melhor o conteúdo.
6. Monte um perfil atrativo
Foque na construção de um perfil de valor. Isso significa ter uma boa foto de perfil, bio com clareza e um feed que transmita o que a sua marca é. Esses detalhes funcionam como a vitrine da sua loja, é a primeira impressão do cliente ao chegar ao seu perfil. Veja mais detalhes:
- Foto do perfil: sua foto de perfil pode ter dois formatos. Pode ser uma versão minimalista da sua logo ou então, uma foto atrativa de um look. Contudo, a logo transmite mais profissionalismo e traz a memorização da sua marca para o público.
- Bio: conte o que é a sua marca e o que ela se propõe a fazer. Diga detalhes importantes, como a data do início das suas atividades para transmitir autoridade ou para quem suas roupas são recomendadas. Chame para a ação: diga para clicarem no link da bio.
- Feed: mantenha um feed harmonizado, com a sua paleta de cores e o mesmo estilo de edição. Esses detalhes fazem com que o público memorize quem é a sua marca.
7. Faça parcerias
Além de ser uma rede social focada em imagens, um perfil no Instagram também é uma grande comunidade. Mas como se conquista isso? Fazer parcerias é uma boa estratégia. Lojas de roupas podem fazer parceria com lojas complementares ao nicho, como marcas de acessórios, calçados ou bolsas.
Outra estratégia que traz grandes resultados é a parceria com influenciadores digitais. Certamente você já percebeu o quanto as grandes marcas de vestuário investem em influencers, não é mesmo? Você não precisa investir em grandes influenciadores, afinal, nem sempre há orçamento para isso.
O mercado dos micro influenciadores também traz uma grande audiência, especialmente quando se faz uma parceria com alguém que dialoga com a sua marca e atinge de verdade o seu público. Afinal, de nada adianta contratar um grande influencer, se o público de vocês não se conectam.
Marcar presença no Instagram é uma das principais maneiras de expandir o seu público e o seu faturamento. Com essas estratégias, temos certeza que você vai conseguir.
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