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Antes de descobrirmos como o Cross Selling pode ajudar a aumentar as suas vendas, precisamos explicar o que ela significa, não é mesmo!?

Traduzindo literalmente, podemos chamar o Cross Selling também de venda cruzada. 🙂

Quando você vai em uma loja comprar um tênis, o vendedor não oferece meias?

Ou durante uma compra online, já levou algo que estava na categoria “quem comprou esse produto também levou esses outros”? Isso não é por acaso e tem nome. Cross Selling, ou venda cruzada são ferramentas de marketing e vendas utilizadas para atrair a atenção do consumidor para outros produtos que não era o objetivo de consumo inicial.

Cross Selling nada mais é do que oferecer outro produto que complementa o que o cliente está buscando. Se está procurando um biquíni será que não quer uma saída de praia? Um caderno pede também uma caneta nova, não?

O exemplo ainda serve para o ramo alimentício. Se o cliente pediu um doce, por que não oferecer um café, uma água?

É importante diferenciar o Cross Selling da venda casada, que é crime contra o consumidor, quando ele é obrigado a levar outro produto. O Cross Selling é apenas uma sugestão, um lembrete de que talvez ele vá precisar do outro produto.

Agora que já sabes o que é Cross Selling, você precisa pensar em como aplicá-la no seu negócio. Não basta apenas oferecer qualquer produto ao consumidor, ou mesmo só perguntar se ele precisa de mais alguma coisa.  É necessário conhecer o seu cliente, seus produtos, custos e treinar o que mais funciona para aquele negócio.

Siga o texto até o fim que a gente vai dar algumas dicas estratégicas de como algumas mudanças podem impactar, positivamente, suas vendas e ainda fidelizar o consumidor. Vamos lá?

Conheça o seu cliente

Em tempos de tanta concorrência é cada vez mais importante fidelizar o cliente. E você só irá conseguir isso se conhecer o seu público.

O que ele busca no seu negócio?

Quanto ele gasta?

Cada vez mais precisamos ter uma visão analítica do nosso negócio, vendo o todo e o cliente será sempre o ponto principal da análise.

Pense sempre na experiência positiva do cliente

Não venda apenas produtos, proporcione experiências. E a experiência do seu cliente será melhor se ele perceber que você presta atenção nele.

Ofereça algo que faça sentido para ele

Se você conseguir vender algo que no final não faz sentido, provavelmente o cliente não voltará. O Cross Selling, quando bem-feito, irá fazer sentido para o seu consumidor.

Fidelize

Você volta aos lugares que gostou e foi bem atendido, certo? O Cross Selling pode ser um aliado na fidelização, pois o cliente irá se sentir especial vendo que você se importa em atender ele, não somente fazer a venda do que inicialmente procurava.

Treine seus funcionários

É preciso saber o que oferecer e perceber o cliente. O Cross Selling não é exato, pois cada pessoa precisa de uma dica certeira e isso só irá dar certo se o vendedor treinar o feeling para auxiliar da melhor maneira cada cliente.

Análise de vendas

Quem compra uma camiseta leva mais o que? Um software de gestão é essencial para saber isso. Além disso, é preciso saber qual o valor médio de gastos dos seus clientes para estimular a venda. Não adianta oferecer algo que supere muito a média de gasto do seu público.

Jornada do cliente

Você já percebeu como o seu cliente se movimenta na loja? Através da arquitetura é possível auxiliar o consumidor na jornada dentro do ponto de venda.

Prenda a atenção do seu cliente

Após a escolha do que podemos definir como “produto principal”, que é o que o cliente entrou para comprar, um dos momentos que ele mais fica ocioso é na finalização da compra do caixa. O que você oferece durante esse momento? Há produtos que chamam atenção no balcão de caixa?

Aqui de novo vale a máxima de conhecer seu cliente. Se o foco é o público feminino, ofereça bijuterias, acessórios, esmaltes etc.

O público masculino pode ser meias, acessórios de tecnologia etc.

Seja proativo

É preciso ser proativo na venda, não apenas atendendo o cliente, mas auxiliando na procura e pensando em como tornar aquela oportunidade boa para todos. Pergunte se a compra é para presente, será que não quer aproveitar para levar algo para os filhos? Para a esposa ou o marido?

Vá além

Ainda no tema de relacionamento com o cliente, se faça presente no dia a dia dele, não espere ele entrar na sua loja. Faça um cadastro, envie promoções (sem ser invasivo), pense em vantagens para oferecer, incentive-o a segui-lo nas redes sociais. Faça-o sempre lembrar de você e do bom atendimento que você presta.

Controle seu estoque

É preciso estar atento ao estoque, para não oferecer um produto que não tem ou mesmo ficar sem produtos para oferecer no momento da venda.

A gente sabe que são muitos detalhes para controlar, mas esse post é sobre como aumentar as vendas, e isso é realmente desafiador. É preciso estar sempre atento a equipe, ao cliente, aos produtos. Para vendar mais é preciso fazer mais. E deixamos um ponto muito importante para o último item e com certeza ele fará muita diferença tanto na aplicação da técnica do Cross Selling, como no seu resultado no final do mês: um software de gestão.

Mais do que auxiliar nas diversas análise e cadastros que já falamos durante o texto, um software de gestão irá permitir que você tenha tempo para os outros tópicos.

Somente um bom software de automação comercial terá itens essenciais para o seu negócio crescer como:

Essas ferramentas juntas em apenas um programa irão impactar, diretamente, na sua gestão, auxiliando não só na administração, mas na tomada de decisão no seu negócio.

E aí? Pronto para essa nova etapa?

Comente com a gente o que você achou das dicas e se faltou alguma que dá certo na sua loja..

Semana que vem a gente volta com mais conteúdo para ajudar a revolucionar o seu negócio. Até lá.

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