7 técnicas de aumentar o ticket médio das minhas vendas
Independente do tipo de negócio, a precificação é um dos fatores que mais causa dúvidas e confusões nos empreendedores. O ticket médio, por exemplo, é um indicador de desempenho do negócio, que permite aumentar a receita, além de ajudar a encontrar oportunidades de expansão.
Por isso, o Gestor Loja separou 7 técnicas de aumentar o ticket médio de vendas para te ajudar neste processo.
Boa leitura!
O que é ticket médio?
Antes de ir para as técnicas, precisamos falar sobre o que é o ticket médio, afinal, esse termo não é de amplo conhecimento, mesmo entre os empreendedores. De forma simplificada, o ticket médio é o valor que a empresa fatura por cliente.
Esse valor está atrelado não só a precificação dos produtos ou serviços, mas também ao atendimento, índices de recompra e a sua margem de lucro. Imagine se você tivesse a oportunidade de faturar mais? Conhecer o seu ticket médio é importante justamente porque permite avaliar o que precisa mudar para aumentar os rendimentos.
O cálculo do ticket médio é feito de forma bem simples: basta ter em mãos o número total do rendimento de um determinado período e dividir pelo número de vendas. É possível fazer o cálculo tanto mensalmente, semanalmente, anualmente ou em outros períodos que forem interessantes para a empresa.
Quando aliado a outras estratégias, a informação do ticket médio traz dados interessantes sobre o negócio. Especialmente quando é feito regularmente, como por exemplo, quando o cálculo é feito todos os meses para entender se há uma estabilidade nas vendas. Afinal, ter os dados do ticket médio apenas em um mês positivo não ajuda muito a avaliar as condições do negócio atualmente.
Mas de forma generalizada, um aumento no ticket médio é sempre um fator positivo, pois indica que o negócio está crescendo. Por isso é importante fazer o cálculo sempre, pois assim, ao longo do tempo, é possível observar se o crescimento é contínuo, se está diminuindo ou se os lucros se estabilizam. Desta forma, o planejamento financeiro se torna mais efetivo, sendo possível prever lucros e fazer investimentos com segurança.
7 técnicas de aumentar o ticket médio das minhas vendas
Não há uma receita pronta para aumentar o ticket médio das vendas. Mas há uma série de ações, que em conjunto, são capazes de trazer o aumento. É o caso de melhorar o atendimento, oferecer descontos progressivos, diversificar os canais de venda e também aumentar a margem de lucro por meio da precificação estratégica.
Vamos para as técnicas:
1. Olhe com atenção para o setor de atendimento
Hoje, com a alta competitividade em diversos setores, as vendas deixaram de ser apenas sobre um produto ou serviço de qualidade. Clientes procuram por experiências ao adquirir um produto ou contratar os seus serviços. É por isso que o setor de atendimento desempenha um papel fundamental, solucionando dúvidas e problemas dos clientes.
Quando um cliente chega com um problema, ele deseja esperar o menor tempo possível para ser atendido e resolver a sua questão em apenas uma etapa. Vamos supor que o cliente comprou um produto que apresentou defeito e precisa realizar uma troca. Atualmente, quantos passos são necessários para concretizar essa questão na sua empresa?
É preciso ter em mente que qualquer interação com um cliente é uma chance de venda. Se um cliente tem o seu problema resolvido rapidamente e sente empatia durante este processo, as chances de voltar a fazer negócio com você aumentam. Mas se a experiência do cliente é negativa, raramente ele voltará a comprar com você.
Portanto, o atendimento deve ser um ponto de grande atenção para aumentar o ticket médio, afinal, ele está diretamente relacionado à retenção de clientes.
2. Aumente a produtividade com tecnologias de automação
Já parou para pensar quanto tempo a sua empresa perde com processos logísticos como o controle de estoque e gestão financeira? Atualmente quantas pessoas são necessárias para esses processos no seu negócio? As tecnologias de automação existem para aumentar a produtividade do quadro de colaboradores e também aumentar a qualidade dos serviços oferecidos.
Imagine que a sua empresa possui problemas com o estoque e assim o número no e-commerce e no estoque não batem. É um problemão para o caixa e que pode atingir o cliente, que sairá insatisfeito. Automatizar processos logísticos é uma das principais estratégias para aumentar o ticket médio!
Por isso, conheça o sistema TALTO e veja como ele pode te ajudar com o controle do estoque e gestão financeira. Oferecemos um sistema completo, 100% online e também habilitado para geração de NF-e e cupom fiscal.
3. Prepare seus vendedores
Vendas expressivas e ticket médio positivo estão diretamente relacionados com a capacidade de persuasão dos vendedores. Será que os seus vendedores realmente conhecem as vantagens dos produtos e serviços oferecidos para passar aos clientes? Seja em vendas em lojas físicas, nas vendas online ou mesmo por telefone, é preciso que os vendedores conheçam bem o que estão vendendo.
Para melhorar a situação é possível consultar a opinião dos clientes por meio de feedbacks e observar o que pode ser melhorado.
4. Estabeleça uma margem de lucro equilibrada
Para aumentar o ticket médio, é fundamental ter uma margem de lucro equilibrada. Sabemos que a precificação é um tema complexo, mas ela não deve ser feita de forma intuitiva ou se baseando na concorrência. É preciso levar em consideração os custos fixos da empresa, quanto você gasta para produzir o produto, valores de impostos, entre outros detalhes.
Tendo como base o valor mínimo pelo qual você pode vender um produto sem sair no prejuízo, é possível aplicar a sua margem de lucro ideal. O Markup pode te ajudar a fazer esse cálculo e obter uma precificação bem fundamentada.
5. Promoções e descontos
Tendo em vista qual é o valor mínimo pelo qual você pode vender um produto sem sair no prejuízo, é possível reduzir sua margem de lucro em algumas situações e oferecer promoções e descontos. As promoções são interessantes para aumentar o ticket médio em épocas sazonais em que o fluxo de vendas é mais lento, como por exemplo, em janeiro. Elas também são interessantes para produtos próximos da data de validade.
Já os descontos podem ser oferecidos de forma progressiva. É possível oferecer frete grátis a partir de um determinado valor em compras e aumentar a porcentagem de desconto de acordo com o valor da compra. Descontos na próxima compra trazem a chance de fidelizar aquele cliente. Oferecer um mimo ou brinde aos clientes também é uma forma de vender mais.
6. Aumente a variedade de produtos
Alguns negócios oferecem produtos muito específicos e que dificilmente o cliente irá comprar novamente. Nestes casos, é preciso diversificar a oferta de produtos, para resolver outros possíveis problemas do seu cliente. Vamos supor que uma marca de produtos para cabelos deseje aumentar o seu ticket médio. Neste caso, ela pode diversificar e oferecer linhas específicas para cabelos cacheados, loiros, entre outros tipos.
7. Construa um relacionamento com seus clientes
Por fim, ter um relacionamento com o cliente é a melhor maneira de garantir que ele voltará a comprar com você. Presença marcante nas redes sociais, bom atendimento, descontos na próxima compra, entre outras estratégias podem te ajudar com isso. Lembre-se que mais do que uma venda, a comunicação entre cliente e empresa é capaz de construir um relacionamento.
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