7 passos para fazer um plano de negócios
Quem tem ou deseja ter um negócio sabe que o primeiro passo para começar ou realizar mudanças é fazer um plano de negócios. Por meio dele é possível planejar o crescimento de maneira que mantenha a saúde financeira, além de planejar com segurança cada passo do caminho empresarial.
Uma das grandes vantagens do plano de negócios é que ele é adaptável de acordo com a realidade de cada negócio. Isso significa que você pode fazê-lo com diferentes orçamentos, prazos e independente do seu nicho de atuação. Quer saber mais? Continue a leitura e confira 7 passos para fazer um plano de negócios.
Afinal, o que é um plano de negócios e qual sua importância?
Um plano de negócios, nada mais é do que um documento que organiza informações estratégicas sobre sua empresa e sobre como acontecerá o seu crescimento. Nele, as empresas devem inserir informações sobre clientes, orçamento inicial, fornecedores, além de estabelecer metas de crescimento a serem alcançadas.
É muito comum que as empresas elaborem o documento antes de abrir o negócio, mas ele também é interessante para ser feito antes de uma reestruturação do seu negócio. Ou seja, é uma ferramenta para planejar o crescimento de forma segura e coordenada.
A importância do plano de negócios está em direcionar o crescimento da empresa a partir de informações essenciais para qualquer empreendimento. Afinal, é importante saber onde sua empresa estará daqui 1, 5 ou 10 anos no mercado.
Os objetivos podem ser diversos e podem incluir como será o posicionamento da empresa no mercado, quanto de lucro deseja obter a médio e longo prazo, qual público deseja atingir e muito mais.
7 passos para fazer um plano de negócios de sucesso
Agora que você já sabe a importância de ter um plano de negócios, é hora de colocar a mão na massa. Veja quais itens não podem faltar e saiba a ordem de cada etapa. Veja 7 passos para fazer um plano de negócios de sucesso!
1. Análise de mercado
A análise de mercado serve para observar a concorrência e saber se esse é um mercado com oportunidades realistas de crescimento. Assim, o objetivo é observar quais produtos e serviços vendidos pela concorrência, preço praticado, públicos atingidos, entre outros detalhes.
Além disso, essa etapa serve para situar os diferenciais da sua empresa. Anote como a sua empresa pretende se destacar da concorrência e outros detalhes importantes sobre o mercado. Também é interessante buscar dados estatísticos sobre esse mercado, definir um nicho de atuação e conferir previsões de crescimento bem embasadas.
Por exemplo, há alguns anos há uma forte tendência para as vendas online. Mas você sabe se o seu nicho de atuação faz parte dessa tendência? Inclua no seu plano de negócios.
2. Liste forças e fraquezas
Quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa? Anote-os no seu plano de negócios. Vale comparar em relação à concorrência, além de listar pontos do seu negócio que podem evoluir em longo prazo. Por exemplo, é comum que pequenas empresas comecem com um orçamento mais restrito e com o tempo construam um capital para evoluir. Não tenha medo de conhecer suas fraquezas e compensá-las com suas forças.
3. Planejamento financeiro
Momento de incluir todas as informações relacionadas ao dinheiro da empresa. Isso inclui o capital inicial, capital de giro, despesas diversas, ações planejadas, orçamento necessário para investimentos futuros e tudo o que for pertinente para a sua empresa.
Lembre-se de incluir todos os detalhes: custos com fornecedores, estrutura física, marketing, serviços de TI, investimentos em tecnologia, folha de pagamento e outros. Aqui entra tudo que a sua empresa pretende usar e traz a noção geral do quanto será gasto.
Vale lembrar que não há uma definição fixa de ordem, afinal, muitas empresas deixam o planejamento financeiro para a etapa final. Outras, preferem definir os próximos passos do planejamento já no início, considerando seu orçamento como base. Portanto, vale adaptar de acordo com a realidade financeira do seu negócio.
4. Planejamento operacional
Como o seu negócio funcionará no dia a dia? Essa etapa envolve o planejamento de toda a parte operacional da sua empresa. Ou seja: processos logísticos como gestão de estoque, frete, produção e muitos outros.
Portanto, liste a maneira como as entregas serão feitas, por quais transportadoras. Informe também a quantidade inicial de estoque e pense na quantidade de produtos que pretende vender em um determinado período. Vale listar quais funcionários serão responsáveis por qual etapa e descrever processos importantes para orientar toda a equipe.
5. Fornecedores
Os fornecedores podem aparecer no planejamento operacional, entretanto, é importante dar um destaque para essa etapa. Os fornecedores são empresas parceiras do seu negócio, responsáveis por fornecer insumos ou produtos que serão revendidos. Neste momento é importante analisar valores, fazer orçamentos, pesquisar e avaliar muito.
Afinal, muito além de uma compra, a relação que se estabelece com um fornecedor deve ser próxima, uma parceria de verdade. Assim, seu negócio pode conseguir boas promoções, além de ter prioridade.
6. Marketing
Sim, o planejamento de marketing também entra no plano de negócios. Afinal, é a partir dele que a empresa define qual orçamento será destinado para a divulgação da marca. Definido um orçamento, é possível listar os objetivos da divulgação e assim escolher melhores estratégias, período, plataformas e outros detalhes.
É primordial, neste momento, saber quem é o seu público e como o seu produto chegará até ele. Respondendo essas perguntas é possível descobrir as melhores opções para o marketing. Descreva de forma detalhada.
Caso o marketing seja terceirizado, vale incluir essa etapa no planejamento, mas de forma diferente. Inclua quem é o seu público e os seus objetivos com o marketing, além do orçamento, para encaminhar à empresa contratada.
7. Revisão
Até aqui, listamos passos básicos para qualquer planejamento de negócios. Contudo, você pode incluir mais detalhes no seu, caso achar pertinente. O importante é que as informações estejam claras, sólidas e de acordo com a realidade da empresa.
Feito tudo isso, revise os dados, especialmente números e orçamento. Afinal, erros de cálculo podem comprometer severamente os seus planos. A saúde financeira de um negócio é um dos principais indicadores de que está no caminho certo.
A revisão também pode incluir um sumário, para que você possa acessar as informações do planejamento sempre que precisar.
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