7 formas de atrair mais clientes para minha loja
Todo negócio, independente de seu porte ou nicho de atuação, tem um ponto em comum: desejam atrair mais clientes para a loja. Além de outras estratégias, atrair mais clientes é uma das maneiras mais efetivas de crescer. Em um cenário tão competitivo, talvez você, pequeno ou médio empreendedor possa estar se perguntando: quais as formas de atrair mais clientes para minha loja?
É fato que o mercado está cada vez mais competitivo, especialmente com o boom do empreendedorismo no Brasil. É fato também que os clientes estão cada vez mais exigentes e hoje é preciso pensar em cada passo considerando a experiência do cliente.
Tudo isso mostra que é realmente um grande desafio atrair mais clientes para a sua loja. Contudo, há estratégias efetivas para não só atrair mais público, como fidelizar os seus clientes e é sobre isso que vamos falar neste artigo. Quer saber como estabelecer confiança e aumentar as suas vendas? Continue a leitura e veja 7 formas de atrair mais clientes para a sua loja.
1. Foque na experiência do cliente
Hoje os clientes não estão interessados em comprar produtos, mas sim em adquirir a experiência que este determinado produto vai transmitir. É por isso que a experiência do cliente é um fator primordial para atrair mais público para a sua loja. Alguns detalhes devem ser considerados nesse fator para aumentar as suas vendas. Entenda:
- Saiba quem você deseja atingir: a experiência de compra desejável varia de acordo com o público. Por isso, antes de desejar atingir mais clientes, saiba exatamente quem deseja atingir. Informações como idade, gênero, hábitos de compra, classe social, entre outras, são relevantes para direcionar suas estratégias.
- Atendimento empático e personalizado: a forma como a sua marca se comunica com o cliente faz toda diferença. Invista em estratégias que façam o cliente sentir que aquele atendimento é feito especialmente para ele. Em ações online, utilize o nome do cliente, como por exemplo, em e-mail marketing. Use um tom de voz apropriado para o cliente, que seja acessível e empático. Dependendo do nicho de atuação, a linguagem pode ser mais formal. Deu pra entender por que é importante conhecer o seu público, não é mesmo?
- Respostas rápidas: nenhum cliente gosta de esperar. Por isso, em vendas online, faça o uso de chatbots e automação, para oferecer uma resposta ainda que não haja atendimento naquele momento.
- Resolução de problemas: seu cliente tem uma dúvida ou teve um problema com uma compra. Quanto tempo leva até que ele encontre uma resolução e por quantas etapas ele precisa passar? Treine sua equipe para resolver, sempre que possível, em apenas uma etapa.
- Produtos que solucionem as demandas dos clientes: conhecer o público que deseja atrair também significa conhecer as dores dessas pessoas. Comunique como o seu produto pretende trazer soluções. Vamos supor que a sua empresa seja uma marca de roupas plus size. Este público tem demandas específicas que incluem a dificuldade em encontrar roupas estilosas e que sejam confortáveis. Que tal mostrar, na prática, como a sua marca resolve este problema do mercado?
- Entrega ágil: de acordo com a pesquisa do Opinion Box, mais de 70% dos clientes entrevistados já deixaram de comprar um produto por conta do valor do frete ou prazo longo. Uma estratégia interessante pode ser oferecer frete grátis a partir de um determinado valor. Lembre-se de incluir o valor do frete na precificação para não sair no prejuízo.
2. Estratégias eficientes para a captação
Assim como o comportamento do cliente mudou nos últimos tempos, também é preciso atualizar a forma como a sua empresa faz a captação de novos clientes. Investir nas redes sociais é fundamental, já que os brasileiros passam cerca de 4 horas por dia online.
É possível atrair novos clientes com conteúdo relevante, seja pelas redes sociais ou pela otimização SEO do seu site. Além de produzir conteúdo relevante, lembre-se de chamar o seu público para a ação. A estratégia de conhecer o público e assim conhecer as suas dores, é ideal para oferecer a solução ideal, que a sua empresa pode oferecer. Coloque essa estratégia nos seus conteúdos.
3. Invista em marketing de influência
Ainda falando sobre redes sociais, o marketing de influência é uma das opções mais efetivas para conseguir alcance e autoridade. Não só porque influenciadores digitais possuem muitos seguidores, mas porque a comunidade formada no digital confia nos influenciadores.
Assim, com uma voz conhecida e confiável consumindo um determinado produto, o cliente em potencial tem a segurança em adquirir algo com a sua empresa. Afinal, ele teve acesso a uma experiência positiva, vinda de quem ele confia. Os influenciadores possuem muitos seguidores exatamente porque sabem como construir relações de confiança no ambiente online. A sua marca pode se beneficiar desses relacionamentos!
4. Aproveite as datas sazonais
As datas comemorativas podem ser uma ótima oportunidade para expandir os negócios, mas é preciso se planejar. Em média, é preciso começar a pensar nas estratégias pelo menos 4 meses antes das datas. Pense em como seus produtos podem se adequar às datas, como, por exemplo, ser um ótimo presente para o Dia das Mães, Páscoa, entre outras datas.
Além das datas comemorativas, a sazonalidade é outro fator importante. Aproveite a troca das estações para mostrar seus produtos e fazer promoções. O mês de janeiro, que costuma ser um pouco mais parado, é um ótimo período para fazer promoções e sair no lucro mesmo em um mês mais difícil de vender.
5. Invista em parcerias
Atualmente o marketing é focado em relacionamentos e isso se estende às parcerias que podem ser feitas entre marcas complementares. Lançar uma coleção de produtos com uma marca que tem o mesmo tipo de público que a sua é uma forma de conquistar novos clientes.
6. Diversifique os canais de venda
Contar apenas com uma opção para fazer vendas significa limitar seu faturamento. Enquanto investir em outros canais traz a possibilidade de expandir o número de clientes que compram com você. De acordo com as tendências do e-commerce do momento, ainda é preciso que as empresas se preparem para integrar todos os canais.
Dessa forma, é possível que o cliente comece a compra em uma plataforma e finalize em outra. Um exemplo são as vendas pelas lojas disponíveis nas redes sociais, que direcionam a compra para o site.
7. Aposte na automação comercial
Automatizar processos que podem ser facilitados significa ter mais tempo para pensar em estratégias para o seu negócio. Isso significa que sua empresa pode deixar de perder tempo com planilhas financeiras e evitar dores de cabeça com o estoque que não bate com os dados da planilha.
Com poucos cliques é possível cadastrar seus produtos, gerenciar o estoque, ter acesso às métricas e relatórios interessantes, além de gerar cupom fiscal e NF-e. Tudo isso é possível com o Gestor Loja. Entre em contato conosco, conheça as funcionalidades e solicite já uma demonstração