7 diferenças das principais redes sociais para meu negócio
Muito mais do que ter um site próprio, vender online significa ter uma boa presença nas redes sociais. Para isso, é preciso escolher as melhores plataformas para atingir os seus objetivos, de acordo com o seu público e o que deseja transmitir com a sua comunicação online. Neste cenário, conhecer as diferenças das principais redes sociais é fundamental para compreender quais delas utilizar para movimentar o seu negócio.
Por isso, é preciso ter em mente que cada rede social cumpre um propósito diferente. Há redes mais utilizadas pelo público antenado e jovem, enquanto outras transmitem mais confiança. A seguir, conheça as principais diferenças entre elas e veja como usar cada uma com estratégia.
1. Facebook
Ainda que o Facebook não seja mais tão comentado no ramo do marketing digital, ainda sim continua sendo a rede social mais utilizada pelos brasileiros. 90% dos usuários de redes sociais no Brasil possuem um perfil no Facebook, o que é um número bastante expressivo e que significa cerca de 120 milhões de pessoas.
Pensando neste grande número de usuários, podemos afirmar que há público existente para todos os nichos, independente do ramo de atuação do seu negócio. O número de usuários reflete o leque de possibilidades que o Facebook oferece, já que a plataforma conta com diversas possibilidades de atuação para marcas, como veremos a seguir.
Principais funcionalidades do Facebook para seu negócio
- Criação de loja online dentro da própria plataforma;
- Participação ou criação de grupos para discussão de temas relacionados à sua marca;
- Criação e divulgação de eventos da sua marca;
- Construção e consolidação da imagem do seu negócio por meio de fotos, vídeos, textos e outros materiais;
- Fazer transmissões ao vivo como lançamentos, bate-papos, palestras e outros;
- Interação com o público e atendimento ao público por meio do chat;
- Criação de anúncios pagos e segmentados;
- Conversão de clientes para o seu site.
Dentre as redes sociais mais utilizadas no Brasil, sem dúvidas, o Facebook é a que mais oferece oportunidades para o seu negócio. O primeiro passo para aproveitar todas elas é criar uma página profissional para a sua marca. Ao se cadastrar na rede, note que é possível criar um perfil pessoal e uma página profissional, sendo a última opção a recomendada para empresas.
Ao criar anúncios pagos, a plataforma também disponibiliza outra funcionalidade bastante interessante: os relatórios para acompanhar o desempenho da sua marca. É possível observar por meio das métricas, além do número de curtidas, comentários e compartilhamentos, o número de cliques no site e muito mais.
2. Instagram
Depois do Facebook, a rede social mais utilizada no Brasil é o Instagram. No país, 79% dos usuários de internet estão no Instagram, o que significa 77 milhões de usuários brasileiros. Nos últimos anos, o Instagram se tornou uma das melhores redes sociais para construir a imagem das marcas, além de proporcionar engajamento com o público.
A rede social que já foi uma plataforma apenas para o compartilhamento de fotos, vídeos e hashtags, hoje oferece grandes oportunidades para as marcas, especialmente em relação à produção de conteúdo. Veja como aproveitar as funcionalidades da rede para crescer:
Instagram para negócios: como aproveitar?
- Integrar sua loja online no seu perfil no Instagram, levando o cliente para concluir a compra no site;
- Trabalhar a imagem da sua marca por meio de imagens e posicionamentos;
- Interagir com seu público por meio do engajamento em posts ou pela DM;
- Patrocinar posts, atingindo públicos específicos;
- Conhecer melhor seu público por meio de interações, enquetes e perguntas nos stories;
- Fazer lives para se comunicar com seu público.
O Instagram oferece isso e muito mais. O primeiro passo é criar um perfil da sua marca e alterar para perfil comercial. Por meio dele é possível ter informações sobre o desempenho de postagens, visitas ao perfil, conversões para seu site e outros detalhes que te ajudam no crescimento da marca.
O algoritmo do Instagram preza muito pela produção de conteúdo autêntico, relevante e engajado para entregar as postagens. Portanto, alie a presença na rede com essas questões sempre! O formato carrossel, reels e postar nos stories todos os dias aumentam o seu engajamento. Além disso, lembre-se de mostrar bastidores e uma visão mais humanizada do seu negócio para conversar com o seu público.
No Instagram, a chave para a comunicação é formar comunidades, ou seja, aproximar seus clientes da marca por meio daquilo que você transmite.
3. YouTube
O YouTube conta com cerca de 105 milhões de usuários brasileiros. Nessa rede é possível observar que há vídeos de todo tipo de segmento, não é mesmo? Desde vídeos para entretenimento a tutoriais, é comum que os usuários acessem o YouTube ao menos uma vez por dia. Para aproveitar os recursos, veja a seguir como o YouTube pode ajudar o seu negócio.
YouTube para marcas: quais os principais diferenciais?
Publicar conteúdos aprofundados em vídeo, tais como palestras, reviews de produtos, entrevistas, tutoriais e muito mais;
Produzir vídeos curtos e mais descontraídos;
Produzir vídeos institucionais;
Criar uma série e disponibilizar uma playlist de vídeos sobre determinado assunto.
A produção de conteúdo no YouTube é bem diferente de outras redes sociais. No YouTube, a qualidade dos vídeos é importante, pois esse é o formato utilizado na rede e para marcas, precisa transparecer seriedade em primeiro lugar. É a plataforma ideal para produtos que precisam de tutoriais detalhados, para explicações de temas que geram dúvidas, entre outros exemplos.
4. Twitter
Definitivamente o Twitter não é para todas as marcas e muitos podem pensar que a produção de conteúdo em texto não serve para negócios. Contudo, a rede social é ideal para a produção de conteúdo rápida e aproveitar as trends do momento.
Produzir uma sequência sobre como se usa um determinado produto da sua marca pode ser uma boa ideia para engajar seguidores.
5. LinkedIn
Diferente das demais redes sociais, a proposta do LinkedIn é conectar profissionais no ambiente digital. Pode ser uma ótima oportunidade para fazer negócios, especialmente se o público é mais conservador. O LinkedIn ainda abre espaço para outras oportunidades como encontrar colaboradores, fazer parcerias, se relacionar com o cliente (especialmente se o cliente é outra empresa) e muito mais.
6. TikTok
O TikTok é um fenômeno que não pode mais ser ignorado. Popular especialmente entre o público jovem, mas não se restringindo a ele, a rede social funciona a partir de vídeos curtos, muitas vezes com humor e que são entregues de forma certeira ao público. Isso acontece porque o algoritmo do TikTok funciona de forma bastante precisa, entregando conteúdo para quem possui interesse nele.
As marcas podem utilizar a rede social especialmente para se conectar com o público de forma leve, descontraída, com bom humor e apostando nas trends do momento para conquistar novos públicos.
A presença nas redes sociais é apenas uma das formas de aumentar seus resultados. Quer saber como automatizar os seus processos? Entre em contato conosco e conheça nossa solução.