5 ferramentas para analisar minha loja virtual

Quem possui uma loja virtual sabe que é preciso fazer análises constantes para criar ofertas relevantes ao público, se destacar em meio à concorrência, além de gerenciar o estoque e evitar erros. É por isso que as ferramentas podem te ajudar tanto a analisar seus concorrentes, como o seu desempenho, com a finalidade de melhorar cada vez mais os seus processos.
A seguir, confira ferramentas que te ajudam a se posicionar online, além de opções para analisar também os detalhes operacionais.
1. Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta amplamente conhecida para quem possui uma loja virtual. O que muitas pessoas não sabem é que se trata de uma ferramenta gratuita. A partir da criação de um perfil é possível ter acesso a indicadores interessantes, como número de acessos, cliques em links, além de gráficos de desempenho e comparação por período.
Além disso, é possível analisar em tempo real a quantidade de usuários online, sua localização geográfica, tempo médio de sessão (tempo que o cliente passa no seu site) e muito mais. Esses dados são interessantes para observar, por exemplo, qual tipo de conteúdo é mais relevante para o seu público ou em qual época você costuma vender mais.
Também é possível receber os dados por e-mail periodicamente, além de traçar metas a longo prazo com base na análise.
2. Google Trends
Já imaginou saber se determinado item tem uma boa aceitação do público antes de começar a vendê-lo? Com o Google Trends é possível! Por lá, basta inserir a palavra-chave que deseja pesquisar e observar o interesse por ela. Assim, se você tem uma loja de roupas e quer saber se deve investir em um casaco da moda, basta pesquisar o quão relevante é o termo.
Também é possível observar em qual época determinado tipo de produto costuma ter mais buscas. Assim você pode otimizar o seu estoque, comprando nos meses em que há mais procura por determinado item.
3. SimilarWeb
No SimilarWeb é possível analisar seus concorrentes, observando o tráfego de acordo com tempo médio de sessão, localização geográfica, além de saber se o tráfego é de origem paga ou orgânica (sem anúncios pagos).
4. Google Alerts
Por meio do Google Alerts é possível cadastrar termos relevantes para o seu negócio. Desta forma, as principais notícias relacionadas ao termo são enviadas para você por e-mail, como se fosse uma newsletter. Tomando como exemplo novamente uma loja de roupas, é uma boa maneira de tomar conhecimento sobre as principais tendências de moda do momento.
Os dados podem ser utilizados para comprar ou não determinado estoque, bem como antecipar tendências e se sair à frente da concorrência.
5. GestorLoja
Já pensou em controlar sua loja física e online por meio de apenas uma plataforma? Com o GestorLoja é possível atualizar seu estoque automaticamente, além de gerenciar de forma 100% online.
Com ele é possível cadastrar seus produtos com poucos cliques, analisar e controlar seu estoque de onde você estiver, além de ter acesso a relatórios personalizados. Tenha acesso a relatórios financeiros, de vendas, compare períodos e muito mais.
Gostou de conhecer essa opção? Então entre em contato conosco e conheça mais detalhes sobre nossa solução.