5 dicas para controlar melhor o meu estoque
Um bom controle de estoque é um dos pilares que faz o negócio funcionar bem. Sem o controle de estoque é comum acontecer situações como a venda de um produto, sem que o mesmo esteja disponível. Ou então, diante de um grande fluxo de vendas, a empresa não dar conta de atender todos os clientes.
É por isso que o seu negócio pode se beneficiar com nossas 5 dicas para controlar melhor o estoque.
Mais do que apenas saber como resolver a situação, a seguir você vai entender o que é o controle de estoque e porque ele é tão importante para pequenas e médias empresas. Continue a leitura e saiba como otimizar esse fator crucial para o bom funcionamento do seu negócio.
Mas afinal, o que é o controle de estoque?
O controle de estoque é um conjunto de procedimentos logísticos que servem para monitorar constantemente o fluxo de produtos e insumos para produção. Dessa forma, é preciso controlar quais mercadorias chegam, cuidar das condições corretas de armazenamento e registrar também todas as saídas.
Além de monitorar constantemente, é preciso que a empresa encontre formas otimizadas de cuidar do seu estoque, incluindo soluções tecnológicas disponíveis no mercado. Dessa forma, o controle de estoque busca solucionar os seguintes problemas:
- Incoerências entre o estoque físico e no site da loja, evitando que o cliente compre um produto que não está disponível.
- Fluxo de estoque equilibrado. Sua empresa saberá exatamente quanto ter no estoque de acordo com o volume de vendas. Assim pode se preparar para promoções, datas sazonais e outras situações com maior volume de vendas.
- Otimização do armazenamento. O controle do estoque também permite armazenar com os devidos cuidados de temperatura e empilhamento, além de garantir que os produtos com data de vencimento mais próxima sejam vendidos primeiro.
- Diminui os custos de armazenagem. Estoque em excesso é tão prejudicial quanto a falta de estoque, afinal, produtos ou insumos parados no armazém significam capital parado, que poderia ser investido em outros setores.
Esses são apenas alguns problemas relacionados à falta de controle de estoque. De forma geral, as estratégias relacionadas à estocagem de produtos ou insumos servem para estabelecer um relacionamento melhor com o cliente, se preparar para o crescimento do negócio e também evitar perdas financeiras.
A importância do controle de estoque em pequenas e médias empresas
Quando falamos em controle de estoque, muitas empresas de pequeno ou médio porte podem pensar que esse conceito só se aplica aos grandes negócios. Pequenos empreendedores costumam não se importar tanto com a logística, por acreditar que esse setor deve ser pensado apenas quando o negócio crescer.
No entanto, podemos afirmar que o controle de estoque é uma das estratégias para crescer e também se preparar para o crescimento. Hoje, se sua empresa dobrasse o número de vendas, ela estaria preparada para receber esse volume de compras e novos clientes?
Fazer uma boa gestão de estoque evita que a sua empresa perca dinheiro e também passe por problemas como perdas no estoque. Perdas podem acontecer pelo mau armazenamento, data de validade vencida ou mesmo por roubos dentro da empresa. Toda empresa deseja evitar esses problemas, independente do seu porte.
Um estoque equilibrado, pronto para o crescimento e para o volume de vendas em épocas sazonais ou promoções melhora a experiência do cliente. Junto com outras estratégias logísticas, melhorar o controle de estoque serve para preparar sua empresa no presente, para seu crescimento futuro.
Agora que você já sabe o que é controle de estoque e também a importância para empresas de pequeno e médio porte, vamos para a prática. A seguir, veja 5 dicas para controlar melhor o seu estoque e otimizar esse setor tão importante.
1. Mantenha um inventário de estoque atualizado
O inventário nada mais é do que uma lista referente a todos os produtos existentes no estoque naquele momento. Seja esse procedimento feito de forma manual, como por exemplo, a anotação em um caderninho ou otimizado por softwares de gestão, essa é uma etapa obrigatória.
O inventário deve ser atualizado sempre que houver entradas e saídas no estoque, registrando todas as movimentações. É a partir do inventário que o negócio pode controlar o que há disponível no estoque e manter seus itens atualizados para prosseguir com as vendas.
2. Conte com softwares de gestão de estoque
Pode até ser que pequenas e médias empresas ainda tenham alguns processos manuais no cotidiano. Mas controlar o estoque dessa forma deixa a empresa mais vulnerável a erros como fazer uma venda sem ter o produto em estoque. Outro ponto negativo é que essa tarefa, quando feita de forma manual, leva bastante tempo.
Os softwares de gestão de estoque são fáceis de usar, melhoram a produtividade, além de evitar erros. Hoje já existem softwares 100% online e integrados, que permitem a integração entre os diversos setores da sua empresa: financeiro, logístico e outros processos.
Quer saber mais? Conheça nosso sistema completo, com soluções para seu estoque, financeiro, emissão de NFC-e, NF-e e muito mais. Ideal tanto para lojas físicas quanto virtuais.
3. Monitoramento constante do estoque
Muito além de apenas registrar entradas e saídas, controlar o estoque significa ter acesso a dados fundamentais para construir estratégias referentes ao estoque. Isso permite, por exemplo, observar qual tipo de produto tem mais saída e a partir deste dado, ter maior quantidades no estoque.
A longo prazo, o monitoramento constante do estoque traz dados ainda mais profundos. É possível saber como seus clientes compram em determinada época do ano e se preparar para isso. Assim o estoque se mantém em constante equilíbrio e preparado para atender as demandas dos clientes.
4. Armazenamento otimizado
Você sabia que ter produtos fora do prazo de validade no seu estoque, além de perdas de produtos, também pode ocasionar o pagamento de multas e fechamento do estabelecimento? São as normas da Vigilância Sanitária.
Por isso, além de registrar entradas e saídas, é preciso cuidar do armazenamento dos itens. Produtos com prazo de validade mais próximos do vencimento devem ser armazenados de forma que sejam vendidos primeiro. Esse problema é resolvido pela maneira como é organizado o seu estoque.
5. Estratégias para manter o fluxo de estoque equilibrado e em movimento
Com a otimização do estoque, é possível ter estratégias para manter o fluxo de estoque equilibrado. Aqui entra o treinamento dos colaboradores, instituindo uma cultura na empresa. Liste como os procedimentos devem ser realizados e ofereça capacitação ao time, se necessário.
Calcule também os custos com armazenamento e estude formas de reduzi-lo, por meio dos dados obtidos sobre a gestão de estoque. Também é possível calcular uma margem de perdas e danos, caso trabalhe com produtos perecíveis.
Gostou das dicas? Saiba que é muito mais simples do que parece aplicar no seu negócio. Com a ajuda da tecnologia seu negócio pode ter a logística otimizada e minimizar suas perdas. Entre em contato conosco e solicite uma demonstração.