Como se preparar para as vendas no começo de ano
Para muitos negócios, o início do ano é um período mais parado. Depois de um boom de vendas no final do ano, é possível encontrar algumas dificuldades nesse período. Por isso, o post de hoje traz estratégias de como se preparar para as vendas no começo de ano.
Um grande fator que contribui para a desaceleração das vendas é que nesse período há o pagamento de impostos anuais, como IPTU e IPVA, o que compromete boa parte da renda da população. Além disso, há outros gastos, como as renovações de matrículas em colégios. Além disso, diferente do fim do ano, não há datas comemorativas para estimular o comércio.
Contudo, as ideias a seguir mostram que mesmo em períodos desfavoráveis há uma série de estratégias que podem ser aplicadas para movimentar as suas vendas. Confira!
Conheça o público para o qual deseja vender
Quem deseja vender deve decidir para qual público direcionar as estratégias. Por mais que você já conheça seus clientes, vale apostar em um público mais específico nesse momento. Por exemplo, se você possui uma loja de calçados, pode ser interessante focar no período de volta às aulas e oferecer promoções de tênis infantis.
Portanto, certifique-se de que esse público compreende as ideias que você deseja transmitir. O segredo é conversar com as pessoas, de forma que elas compreendam a mensagem transmitida pela empresa e que faça sentido. Em outras palavras, trata-se de se adaptar às necessidades do seu cliente e mostrar que a empresa oferece a solução necessária.
Ofereça um bom mix de produtos
Um bom mix de produtos deve ser aquele que, primeiramente, dialoga com as necessidades do cliente, mas que também ofereça uma excelente margem de lucro. Dessa forma, vale a pena ter itens com diferentes faixas de preço e que possam ser adquiridos em uma mesma compra.
Pensando no público que você já definiu no item anterior, vale escolher um item que chame a atenção do cliente para comprar com você. Então, quando esse cliente realizar a compra, ele pode se interessar por mais algum produto do seu estoque e aumentar seus lucros.
Vale manter os produtos que você já costuma vender nos outros períodos do ano. Afinal, nada pior do que chegar em uma loja e sentir que o estoque está vazio. Ainda que as vendas sejam mais baixas nesse período, o estoque deve estar preparado para as vendas.
Treine sua equipe
Uma equipe despreparada é capaz de comprometer todos os esforços que você teve até aqui. Por isso, é preciso dimensionar a sua equipe, ou seja, garantir que os colaboradores não estejam sobrecarregados, mas que também não fiquem ociosos.
Além disso, instrua sua equipe sobre os movimentos da empresa nesse momento. Comunique sobre o público-alvo do momento e em quais produtos a loja decidiu focar no começo do ano. Assim, os colaboradores podem apresentar melhor as características dos produtos e aumentar as chances de fechamento de venda.
Queima de estoque
No início do ano, pode acontecer uma sobrecarga do estoque. Afinal, com as vendas desaceleradas, o estoque pode estar lotado, comprometendo a capacidade da loja de comprar novos itens. Por isso, as promoções de queima de estoque são bastante interessantes para esse período.
Contudo, é preciso ofertar de forma inteligente. Pense em como esses produtos suprem as necessidades do público-alvo escolhido, além de precificar corretamente.
Ofereça kits
Ainda pensando em promoções especiais para esse período do ano, é possível juntar dois ou mais produtos e formar um kit. Um hidratante corporal junto com um protetor solar, aproveitando que ainda é verão, por exemplo, é uma boa opção! Promoções no estilo “pague 1 e leve 2” tem boa receptividade nesse momento.
Pense em produtos que se complementam e ofereça o kit por um preço mais atrativo do que os itens separados. Aproveite também a sazonalidade: pense que está calor nesse período, logo acontece a volta às aulas e o carnaval. Pense em como essas questões afetam seu público e dialogam com o que você vende.
Aproveite as trocas
Especialmente nas duas primeiras semanas do ano, é comum que lojas do varejo recebam muitas trocas. Normalmente, são pessoas que ganharam um presente que não serviu, a fragrância não agradou ou apenas não gostou do presente.
Nestes casos, é preciso treinar a equipe para ajudar na escolha do cliente e demonstrar empatia. Quando um atendimento é de qualidade, o cliente se sente à vontade na loja e pode desejar conhecer novos produtos. É a oportunidade ideal para vender!
Retome orçamentos antigos
É comum que com a correria de fim de ano, alguns clientes tenham se esquecido de você. Na maioria dos casos, eles realmente tinham a intenção de comprar, mas foram atropelados pelos afazeres antes de fechar o ano e acabaram deixando para depois.
Portanto, a função da sua equipe é recordar esses clientes que o orçamento está disponível, apenas aguardando uma confirmação. Portanto, vale a pena tirar um momento para recordar esses orçamentos e entrar em contato com esses clientes novamente.
Porém, lembre-se que a primeira semana de janeiro pode ser complicada e muitas pessoas ainda estão de férias. Prefira fazer esse contato a partir da segunda semana do ano.
De olho no fluxo de caixa
Por fim, mantenha o fluxo de caixa da sua empresa sempre organizado. Não apenas nesse período, mas durante o ano todo, pois assim seu negócio pode se preparar para períodos com menores chances de venda.
Assim, vale lembrar que toda empresa deve manter as finanças organizadas no seu dia a dia e o fluxo de caixa é a ferramenta ideal para isso. Afinal, o que ele faz é analisar entradas e saídas, para que o balanço esteja em dia e seja fácil conferir quanto a empresa possui em caixa naquele momento, valores gastos e como foram gastos.
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