Loja de Brinquedos: 10 dicas de como aumentar suas vendas
Quer aumentar as vendas na sua loja de brinquedos? Então saiba que existem diversas técnicas que podem ser aplicadas para aumentar o faturamento tanto na loja física, quanto no digital.
Atendimento de qualidade, catálogo amplo com os produtos mais vendidos no nicho e outros detalhes vão te ajudar a faturar mais. Continue conosco e descubra 10 dicas de como aumentar suas vendas na loja de brinquedos.
1. Conheça bem o seu cliente
Por mais que toda loja de brinquedos tenha um público similar, é possível conhecer ainda melhor os seus clientes. Saber exatamente os hábitos de consumo do cliente faz com que você venda produtos específicos para aquele público, além de oferecer um atendimento mais adequado.
Alguns detalhes para observar:
- Quais produtos costumam sair mais?
- Qual a faixa de preço que seus clientes costumam gastar?
- Seus clientes priorizam valores baixos, custo-benefício ou qualidade?
- Quais brinquedos para quais faixas etárias são os mais procurados?
Ao responder essas perguntas é possível afunilar o seu público e assim pensar em um catálogo mais estratégico. Afinal, se o seu cliente procura um bom preço, por exemplo, não adianta vender brinquedos de alto ticket.
Vale também considerar o espaço físico e o tipo de atendimento voltado para esse perfil de cliente. Seus clientes costumam levar as crianças para as compras ou não? Quanto maior for a circulação de crianças na sua loja, mais o seu espaço precisa ser adaptado para recebê-las. Seja com um playground ou atendimento especializado para elas.
Observar as movimentações do seu estoque, seja em loja física ou e-commerce, é fundamental para descobrir quais produtos vendem mais. Isso é possível por meio de um sistema de gestão que integra lojas físicas e online.
2. Ofereça um catálogo estratégico
Conhecendo bem o seu público é mais fácil saber o que vender e o que não. Essa é uma forma segura de saber o que não pode faltar na sua loja. Mas para vender mais e realmente se destacar, é importante trazer inovação no catálogo.
Acompanhe canais de informações sobre brinquedos, de diferentes marcas e busque inovar a sua loja. Ou seja, se um determinado brinquedo é o último lançamento ou viralizou nas redes sociais, é importante que o cliente encontre ele na sua loja.
3. Bom atendimento é fundamental
Ainda pensando no seu público, é fundamental oferecer um atendimento de qualidade. Pensando em pontos fundamentais para uma loja de brinquedos, um dos mais importantes é ter um espaço adequado para crianças. Por mais que não sejam elas que realizam a compra, muitas vezes são as responsáveis pela decisão de compra.
Isso significa capacitar a equipe para um bom atendimento. Além de ter um espaço adequado para que as crianças se divirtam e também para que as mães e pais de crianças de colo possam se sentar por alguns instantes.
4. Foque na experiência de compra do cliente
Além do atendimento, há outros detalhes que influenciam positivamente na experiência de compra do cliente. Nas vendas presenciais, um espaço bem distribuído, com prateleiras acessíveis e que proporcionam que o cliente olhe os produtos de perto é fundamental. Lojas de brinquedos também costumam ser coloridas e lúdicas, fazendo com que os clientes se encantem pelo ambiente.
Já nas vendas online, é importante que o site não seja muito poluído. Claro, investir em cores e itens diferentes é importante, mas o site deve ser objetivo e direcionar o cliente rapidamente para sua compra.
A embalagem é um fator importante no digital. O cliente espera um tempo para receber seu pedido em casa, o que aumenta a expectativa. Quando o produto chega, além de estar intacto, pode incluir fatores que chamam a atenção, como cartinha ou pequenos brindes.
5. Tenha presença marcante nas redes sociais
Seja sua loja física ou online, ou os dois canais, as redes sociais são fundamentais. Aproveite para mostrar tendências e novidades da sua loja, além de focar no modo de uso dos brinquedos e por que o cliente deveria comprá-los.
Ainda, é possível contar com a parceria com influencers do ramo, para alcançar mais clientes e vender mais. Leve sempre em conta o seu nicho de atuação e saiba se a audiência do influencer é conectada com o seu público.
6. Controle as finanças
Muito além de ter um bom número de vendas, é preciso ter atenção ao fluxo de caixa. Afinal, é preciso realizar a reposição do estoque, arcar com a folha de pagamento, custos logísticos e muitos outros. Ter um sistema de gestão completo é fundamental para conhecer seus custos, ganhos, lucro real e assim melhorar processos como a precificação e controle de estoque.
7. E o setor logístico
Finanças e logística são dois setores que estão mais interligados do que você imagina. Um bom controle do seu estoque garante, por exemplo, que seu cliente encontre sempre o produto que deseja e você não perca essa venda para a concorrência. Além disso, seu estoque não fica parado e você não perde com o capital parado.
8. Eventos: uma estratégia inovadora
Estar presente em eventos garante que a sua loja de brinquedos ganhe conhecimento sobre os produtos do momento. Assim, é possível conhecer mais sobre o público infantil e observar quais brinquedos agradam mais, de acordo com as informações do momento.
Além disso, traz uma visibilidade extra para a sua marca, aumenta sua rede de networking, além das possibilidades de parceria.
9. Faça promoções
Há algumas datas em que toda loja de brinquedos vende mais. São elas o Dia das Crianças e o Natal. Aproveite essas datas para oferecer descontos progressivos, ou seja, quanto mais seu cliente comprar, mais descontos receberá. É uma boa tática para garantir que o mesmo cliente presenteie todas as crianças da família com itens da sua loja.
As datas em que há menor movimentação também são ótimos momentos para as promoções, como é o mês de janeiro. Aproveite para vender o que não saiu no estoque no Natal com preços atrativos.
10. Diversifique seus canais
Hoje, muito se fala sobre diversificar canais e a estratégia também é válida para as lojas de brinquedo. Se você só possui loja física, o mercado digital te oferece um novo universo a explorar. Afinal, estar presente em mais canais significa expandir o seu público e aumentar suas vendas.
O Gestor Loja está com você no seu crescimento! Nosso sistema oferece a integração completa dos diferentes setores do seu negócio, além de integrar lojas físicas e digitais. Entre em contato conosco e teste gratuitamente.